CUBA (Parte II)

Esta é a continuação do Post de Cuba (Parte I) que já estava grande demais... Cuba no total ficou um post longo não só porque tirei imensas fotografias mas porque quanto menos tempo tenho para fazer estes posts mais díficil é resumir... algumas fotografias estão inclusivé talvez um pouco repetitivas... é para verem bem e disfrutarem a dobrar... eheh

Nesta parte II, podem ver como foi a estadia em Cayo Largo del Sur... e ainda algumas fotografias do regresso a Portugal.




Cliquem no link se quiserem voltar a:  CUBA (Parte I) 


16. CAYO LARGO DEL SUR

Após a fabulosa road trip e depois de mais um dia em Havana, iamos para a parte relax da nossa viagem! Dolce fare niente e muita praia e sol!

A viagem começou com um voo de cerca de uma hora, já não sei bem mas acho que no máximo foi isso...




Num avião russo ehehe do melhor...




.... com a porta atrás... ehhe




Nós eramos passageiros muito importantes... o planfeto que existia nos lugares até tinha graça...




E lá seguimos por entre as nuvens de algodão...




Vão se vendo algumas ilhas pelo caminho...




Cayo Largo del Sur é uma ilha de pedra calcária, formada ao longo de milhões de anos a partir dos restos de organismos marinhos, como os que constroem recifes de coral. O litoral norte de Cayo Largo consiste em grande parte de mangue e salinas enquanto no sul da ilha a água é clara o suficiente para revelar o fundo do oceano subjacente...




É uma pequena ilha-resort com cerca de 25 km de comprimento e 3 km de largura...




Diz-se que Cristóvão Colombo visitou a ilha na sua segunda expedição, em 1494, e que Sir Francis Drake também pode ter parado na ilha durante a sua viagem de circum-navegação.




Outros frequentadores da ilha foram os piratas que provavelmente a usaram como base.

Agora era a nossa vez que bem mereciamos o descanso! eheh
.



À semelhança do que acontece em alguns pequenos aeroportos das caraíbas fomos recebidos um música e dança... e fomos levados ao hotel num autocarro chinês... claro...




E lá chegámos ao resort...




Era um resort normal com blocos de apartamentos, piscinas, bares, restaurantes, o costume... acima de tudo a localização era óptima e o ambiente era tranquilo...

Mas imaginem-me vários dias no mesmo sítio... como podem imaginar fotografias não me faltam para vos mostrar o resort... eheh



Estáva-nos mesmo a apetecer umas férias dentro das férias...




As piscinas eram giras e embora em pequena passasse horas dentro de água, hoje em dia já não sou tão peixe...




Agora sou mais osga ao sol... eheh




O resort tinha uns recantos excelentes...




.. uns pormenores engraçados, uns funcionários simpáticos e animados e uns gatinhos bem queridos...




Os quartos eram giros...




E o nosso apartamento ficava mesmo ao pé da praia!




Tinha um bar na praia e os telhados eram feitos de palhota o que dava à praia um ar cool... (confesso que estou para aqui a inventar o que dizer eheheh)




A praia do hotel tinha uma água azul turquesissíma! Se não conhecem esta cor vão ter de vir aqui... 




E uma areia branca imaculada...




As palhotas eram mesmo giras, acho que são as mais giras que recordo das minhas viagens... Estou mesmo a inventar conversa para as milhentas fotografias que tirámos eheh... Não se se já disse mas as fotografias que tenho aqui neste post englobam as minhas e as do Nuno... Embora a maior parte, claro sejam minhas... pudera, estou sempre com a máquina em riste... ehehe No avião para cá fizemos logo copia das fotografias um do outro e o Nuno cedeu-me os direitos de publicar o que quisesse no blog... eheheh




A água como podem calcular era bastante quente... 




... mas depois de estar na torreira ao sol não há água em que não custe entrar e o Nuno um simpático fez o favor de doumentar a fita... eheh




Mas falando de temperatura apesar de estarmos em Dezembro como podem imaginar os dias eram bastante quentes e podia ficar-se na praia agradavelmente até ao anoitecer...




E valia a pena ficar até tarde na praia...




O tarde aqui era relativo uma vez que ficava de noite perto das 18h...




As cores indescritíveis...




... bonita a praia ao por do sol não é? (blá blá blá ahaha)




E sabe sempre bem um mergulho já com a noite a cair e antes de ir embora! O Nuno lá ia documentando as minhas maluqueiras... não é só culpa minha ter tantas fotografias... não se queixem!!




Os apartamentos ficavam com umas cores giras ao anoitecer... blá blá blá eheh




Podiamos fazer passeios pela praia que era bastante longa e passava por alguns resorts e praias de nudistas... ups só tirei fotografias às aves eheh




Reparem neste catavento numa das praias vizinhas...




E depois há aquelas coisas que me dá para fotografar...




Mas voltando ao resort ainda aproveitámos bem as mordomices, eu disse-vos que também gosto de férias de resort e não era mentira... aliás sabem-me lindamente quando preciso de descansar mas lá está não acho que valha a pena fazer uma viagem a um país que não se conhece só para nos enfiarmos num resort... Na verdade como últimamente tenho feito viagens mais radicais já tinha saudades de duas coisas uma era duns tempos à séria num resort e outras são umas férias só de veleiro...




Na verdade sabe bem aquela despreocupação com tudo... não havia muito para fazer na ilha e jantávamos sempre no resort embora variássemos de restaurante... Como anoitecia cedo e não havia muito para fazer iamos tirando umas fotografias para não variar ehehe




Vocês já entenderam que eu quando me dá sou meia pulga eléctrica por isso tinha de estar sempre a inventar alguma para fazermos... fosse a jogar snocker ou a participar no espectáculo organizado à noite pelo hotel... ehehe  (eles é que me foram buscar ao lugar prometo, quem me conhece sabe que eu sou bastante low profile nestas coisas... eheh)




Vá gozem comigo, enquanto isso eu vou conversando para disfarçar... ehehe Penso que hoje em dia é muito vulgar haver estes shows organizados pelos animadores dos hotéis, a primeira vez que tive contacto com isto foi há muitos anos no clube med... acho que nessa altura os med eram os únicos com essa característica... enfim mais uma recordação...




Massss como podem imaginar não ficámos sóooo no resort... queriam ehehe... é que não em conhecem mesmo... eheh

Fizemos de tudo! Primeiro fomos para as praias do outro lado da ilha no comboio do hotel... este agora fez-me lembrar o comboio do nosso jardim zoológico... lembram-se? eheh As coisas que eu me lembro quando estou a escrever sobre as viagens...




O caminho era bastante longo mas bonito... (blá blá blá eheheh)




E as praias divinaissss!




Estas são outras fotografias que falam por mim....




... e continuam a falar...




... e ainda falam mais um pouco... ( eheh fotografias que falam por mim era mesmo o que eu queria!!)




Esta também fala por mim mas merece mais um comentário ao tal azul turquesissímo a tal cor inventada por mim...




Belos banhos de sol fizemos nós por aqui também ( lá estou eu com o blá blá...) Para a próxima lembrem-me de bloquear a minha máquina para só poder tirar um número limitado de fotografias por dia e lembrem-me de não pedir as fotografias de quem vá comigo... please!!! eheh




Esta praia tinha um areal bem mais largo que a praia do hotel, estas praias de certo modo são melhores que as dos hotéis por esse motivo e por serem menos rochosas... Já não sei porque é que os resorts foram construídos do outro lado mas até faz mais sentido manter estas praias paradisíacas assim...




Claro que também aqui houve tempo para passeios... comigo há sempre tempo para ver tudo é o que vale eheheh




E vale muito a pena o passeio... vejam... vejam o que os molengões perdem ehehe




Olhem para esta água...




Neste bocado de praia a água era tão pouco profunda que ficava assim transparente à séria...




Confesso que parece um pouco o tomar banho numa piscina para crianças... fica-se sem saber bem o que fazer... nadar está fora de questão, mergulhar também e estar ali sentado é o melhor a fazer mas não é vida para mim ehehe... eheh


Uma recordação que me veio agora à cabeça... é dos tempos de quase bébé em Vilamoura... havia uma piscina no hotel onde ficámos no primeiro ano em que lá passámos férias antes de termos comprado lá casa e que tinha uma série de piscinas de todos os tamanhos e feitios... a dos bébés era mesmo baixinha um dia mais tarde quando lá voltei para matar saudades tive a mesma sensação de estar ali sem saber o que fazer... eheh




Por isso passado um bocado já na onda de voltar aos tempos de criança.. ehehe...




O melhor a fazer era mesmo perturbar a vida marítima...




Pobres conchas e estrelas... que assim à vista não conseguem ficar sossegadas...




E como eu com uma máquina na mão sou o que sou... aqui vão mais umas fotografias agora da flora... eheh




A sorte é que eu nesta electricidade toda topo tudo... ehehe vejam esta concha, estava a ser levada às costas por um caranguejo minúsculo...




Além dos passeios e porque eu adoro mar e tudo o que são desportos naúticos lá convenci o Nuno a darmos um passeio de caiaque...




... e de katamaran...




Mas julgam que ficamos por aqui? Nem pensar... eheh também saímos de barco para mergulhar...

O barco partia da marina da pequena vila que existe em Cayo Largo e que é praticamente composta por pessoas que trabalham na ilha para os turistas...




Um militar sempre por perto recordava-nos que estávamos em Cuba... Adoro andar de barco, seja qual for... tenho mesmo saudades de umas férias de veleiro... tem de ser uma das próximas viagens...




A pequena marina vista do mar... (blá blá blá eheh)




E lá fomos em direcção ao primeiro lugar de mergulho...




As fotografias da preparação do antes e depois do mergulho... No barco ia um grego simpatiquissimo que já tinha mergulhado no mar vermelho e que nos confirmou que é fabuloso...




Uma lista dos peixes que podemos encontrar em Cuba... Acreditam que não me recordo de nada do mergulho, é porque não tirei fotografias... vêem porque é que eu tiro tantas fotografias? Agora não sei que peixes vi ou o que se passou... tenho de ir ver ao meu log book...

Ah mas lembro-me de uma coisa... perguntaram quem queria lagosta para o almoço e às tantas aparece um mergulhador com um saco delas... pescar com garrafa não se faz...




Como falei atrás a ilha tem uma pequena vila onde existe um santuário de tartarugas... e podiamos pegar nelas, lindooo!




Acho que vou arranjar uma para a minha piscina! ehehe Não é gira?




E olhem as bébés!!! Eram mesmo pequerruchas!!




Eu às vezes sou mesmo uma criancinha e deliro com estas coisas...




Ainda na vila visitámos uma escola... É a escola para os filhos dos trabalhadores da ilha... Aqueles que trabalham nos hotéis e têm a família fora permanecem na ilha por cerca de 20 dias, para em seguida retornarem para uma pausa junto das suas famílias.




E visitámos também um pequeno "museu" que tinha fotografias da ilha depois de ter sido atingida em 2001, pelo furacão Michelle. Ficámos impressionados com a brutalidade da destruição...




Na vila havia ainda um pequeno parque e ainda matei saudades de andar de baloiço (andava com esta na cabeça e agora já tenho no jardim cá de casa eheh) e o Nuno ainda fez umas palhaçadas também... eheh








Mas a aventura não acaba aqui... ainda saímos para uns passeios de barco...




Navegar naquele mar é definitivamente agradável...




As baias onde parávamos eram óptimas para uns mergulhos...




Não me lembro de água mais transparente do que esta...




E quando apareciam as nuvens sabia muito bem estar ao sol... ou a fazer snorkeling na barreira de coral... nunca vi tantos peixes e tão grandes a fazer snorkeling dava uma boa impressão do que é mergulhar para quem não possa mergulhar com garrafa...




Uma ilhota ali perto onde vale a pena ir é Cayo Iguana... O nome diz tudo... aqui ficamos surpresos com a quantidade de iguanas que podemos ver... 





A Iguana é um género de lagartos nativo das áreas tropicais da Europa Central, América e do Caribe. O género foi descrito pela primeira vez pelo austríaco naturalista Josephus Nicolaus Laurenti em 1768. A Iguana género inclui duas espécies: a iguana verde, mais comum, e as Iguanas das Antilhas Menores, que são endémicas das Pequenas Antilhas e estão ameaçadas de extinção devido à destruição do habitat.



A palavra "Iguana" é derivado de uma forma espanhola do nome Taino original para a espécie "Iwana".

Já peguei numa na Malásia, lembram-se? Mas estas eram selvagem e nem pensar nisso... eheh



As Iguanas são muitas vezes difíceis de detectar pois tendem a misturar-se com o meio.




As Iguana possuem uma haste, uma linha de espinhos das costas para a cauda, e um terceiro "olho" sobre sua cabeça. Este olho é conhecido como o olho parietal. As iguanas têm excelente visão e são capazes de ver formas, sombras, cores e movimento a grandes distâncias, usam os olhos para navegar pelas florestas, assim como para encontrar comida. Elas usam também sinais visuais para se comunicarem com outros membros da mesma espécie. Também ouvem... o tímpano do ouvido está logo acima de uma escama grande conhecida como um escudo sub-timpânico.



Por trás do pescoço têm pequenas escamas que se assemelham a espigões que podem ser uma variedade de cores e nem sempre são visíveis a partir de distâncias muito curtas.




E agora sim termina a nossa viagem ... da praia infelizmente já podiamos ver o avião que nos levaria dentro de umas horas a chegar à ilha...




De Cayo Largo seguimos para Havano onde ainda passámos o dia e daí seguimos para o avião que nos trairia de volta à europa... ao frio da europa e em breve ao Natal...

Para quem não sabe eu durmo facilmente em viagem só preciso de estar confortável... e o meu confortável não tem necessariamente a ver com o confortável para outros e pode até parecer estranho eheh Para dormir à séria só preciso de ter as pernas levantadas e a cabeça bem encostada... ah e não ter frio... eheh Já viajei em primeira algumas vezes e já me aconteceu não conseguir desansar nada... naqueles casos em que os bancos deitam mas a parte das continua inclinada para baixo não consigo descansar... eu sei que é um contra-senso  mas cada maluco...

Os meus amigos gozam todos comigo... mas durmo mesmo e se estiver cheia de sono até durmo sentada normalmente ou com a cabeça deitada na mesa da frente...ou lá como me lembrar de me encaixar no lugar eheh




Viemos via Madrid, onde depois de uns dias de calor apanhámos tal frio que o avião teve de passar por um de-icing antes de levantarmos voo...

Ai separámo-nos o Nuno seguiu para o Porto e eu para Lisboa...




Onde tive mais uma oportunidade de tirar umas fotografias aéreas à minha cidade...




Espero que tenham gostado... Até à próxima viagem!

No comments: