ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Os Estados Unidos da América, conquistaram a independência da coroa britânica a 4 de Julho de 1776 e são hoje uma república constitucional federal composta por 50 estados e um distrito federal, Washington, DC, a sua capital.

Tem fronteiras com o Canadá a norte e com o México a sul. O estado do Alasca faz ainda fronteira com a Rússia a oeste, através do estreito de Bering. O estado do Havaí é um arquipélago no Pacífico Central. O país possui ainda vários territórios no Caribe e no Pacífico.


Com 9,37 milhões de km² de área e cerca de 309 milhões de habitantes, os Estados Unidos são o quarto maior país em área total e o terceiro em população. O país é uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo, produto da forte imigração. A economia dos Estados Unidos é uma das maiores do mundo.

Disto isto podemos dizer que de certa forma os Estados Unidos são um mundo à parte que estiveram durante muitos anos sempre um passo à frente do resto do mundo que de certa forma iam controlando. É um destino que quando lá fui pela primeira vez contrastava bastante com o nosso pequeno Portugal.

1. NOVA IORQUE


Estive em New York mais que uma vez mas não já não tenho muitas fotografias... mas consegui desencantar algumas que aqui junto...

Estas fotografias que se seguem são de uma viagem que fiz em 1993, se não estou enganada, com o meu namorado Pedro e os pais dele . Pelos quais (todos eles) tenho um carinho tremendamente especial.

Não sei se vou misturar lembranças mas vou falar do que me recordo de Nova Iorque.

Lembro o frio porque fomos no Inverno, perto do Natal, lembro-me de adorar em NY toda aquela área à volta do Rockefeller Center, há noite é um sítio cheio de vida, assim como Times Square que com as luzes e atmosfera agitada parece até mais viva de noite que de dia... Ao lado a surpreendente St. Patrick's Cathedral, que parece admiravelmente desajustada ao ambiente e vale a pena ver iluminada à noite... se não estou a fazer confusão há dias em que se pode ouvir missa com coro de Gospel aqui... acho que será aos domingos... confirmem...

Lembro-me da vista do Empire State Building e lembro-me claramente de do avião ter reparado nas torres gémeas por isso quando soube que aviões tinham chocado com as torres disse sem hesitação que tinha de ser propositado, que era impossivel chocar com aquelas torres por acaso, que fosse o que fosse tinha de ter sido de propósito... uns bons minutos ou horas antes de se terem comprovado as causas, aliásainda antes da colisão do segundo avião o que para nosso choque aconteceu em directo enquanto estavamos a ver as notícias... Lembro-me perfeitamente de estar em Vilamoura na piscina em casa com os pais quando isso aconteceu. Enfim daqueles momentos que não esquecemos...

Mas voltando a NY, lembro-me do trânsito e da confusão de andarmos de carro por Manhattan, de atravessar uma das inúmeras pontes/túnel e de haver imensas opções a tomar, uma confusão para quem não conhece bem, do metro com um ar de velho e sujo, da loja da Disney, ehehe, da Quinta Avenida, de um centro comercial enorme como não havia ainda em Portugal. Aliás os primeiros Shopping Malls à séria vi nas américas... Lembro-me da imperdível Canal Street, do Soho, dos Baggles eheh dos Museus e claro do imperdível Central Park...

Lembro-me das ruas rectilíneas, onde só olhando mesmo para cima se via conseguia ver o céu, de ser tudo muito plano e de os prédios serem sequentes criando uma massa consistente ao longo das ruas, lembro-me das ruas com números, uma novidade na altura, lembro-me de Wall Street e achar que esperava algo mais oponente do edifício da bolsa...

Ah lembrei-me agora de termos jantado em New Jersey num restaurante panorâmico com vista para a Manhattan, muito giro...



Ainda tenho mais umas fotografias da Big Apple desta vez de 2007...

Talvez por já conhecer, talvez por estar um frio do pior, acabei por não tirar fotografias quase nenhumas a NY... Tenho apenas algumas tiradas da Brooklyn Bridge... O Luís convenceu-me e valeu o sacrifício de nos aventurarmos pelo frio e atravessarmos a cidade para ir ver aquela vista... As outras fotografias são da internet... Passei uns dias bem divertidos na companhia do meu querido amigo Luís e de uma amiga dele que vivia em Manhattan e trabalhava na UN.. É sempre bom revisitar Nova Iorque e há sempre algo de novo para ver ou fazer...

Lembrei-me agora de mais três coisas, quatro... lembrei-me do Museu de História Natural, onde passaria uns bons dias se me deixassem eehhe, do estádio de basebol em Maddison Square Garden, ups quais eram as outras duas... ah não deixem de assistir a um espectáculo na Broadway... e também me lembrei do Ground Zero, na altura já um terreno vazio em obras... ao lado havia um memorial da tragédia, impressionante...

Lembro-me dos restaurantes-bares com um ambiente sempre cool, dos steaks eheh e dos melhores mojitos que já bebi até hoje... e mais uma vez dos baggles com philadelfia eheh



2. HUNTER MOUNTAIN


Perto de NY, a cerca de 2 horas ou 3 da cidade e depois de New Jersey há uma montanha pequena onde se pode fazer ski, se bem me lembro muita da neve é artificial e podia esquiar-se de noite o que é giro. Era uma  montanha de ski na versão americana, aproveitavam ao máximo as potencialidades que Hunter Mountain tinha e não tinha ehehe. Este destino fez parte da viagem de que falei de 1993.

Lembro-me de ter entrado para uma pista que era um autêntico precipício e estava cheia de gelo e ter visto um miúdo à minha frente ir contra as redes numa curva... sentei-me e disse ao Pedro (com uma paciência de santo para o meu mau feitio eheh) que já não arredava dali eheh, estava mesmo impossivel de descer... nem as motos o conseguiam fazer.. acabei por subir de mota e descemos por outra pista bem mais simpática entre árvores...

Mas foi giro umas esquiadelas sabem sempre bem... tambem me lembro de termos ido num Cherokee na altura não havia cá essa marca de Jeeps e lembro-me que o achei o máximo...



3. WASHINGTON


Adorei Washington, primeiro porque ver a cidade coberta de neve era algo diferente, normalmente as imagens que se vêem da capital norte americana mostram-na bem ensolarada. 

Lembro-me de achar os Memoriais de Licoln e Jefferson lindooos, de achar a cidade imaculada, espaçosa, cheia de luz e ao mesmo tempo, pacifica, quase dando a sensação de abandonada num sentido positivo.





Lembro-me da Casa Branca, que me pareceu pequena vista de fora e das suas salas lindíssimas, leves e bem decoradas. Também me lembro da fantástica cupula do Capitólio por dentro e por fora, aliás tenho ideia de ter estado na sala do Congresso e de a ter achado pequena mas bonita e recordo-me claro ali ao lado do Famoso Monumento a Washington um imenso oblisco com um delicioso lago à frente...



Achei Arlington um espanto, nunca tinha visto um cemitério jardim e achei mesmo bonito, não tinha aquele ar pesado dos cemitérios mais comuns. Além da imensidão do espaço a perder de vista, só estando lá é que se percebe o quanto é grande, há sempre a mística envolta no significado do infinito número de lápides relacionadas com a guerra do Vietname. Também há uma zona reservado onde está Kennedy com a "eternal flame", ao lado os dois pequenos filhos que perderam. É um lugar com uma atmosfera muito especial. Jackie e o irmão de Kennedy também estão aqui.



Ainda me lembro do Smithsonian National Air and Space Museum que tinha todas as versões de aviões possíveis e imaginarárias e também helicópteros incluindo de guerra e ainda uma amostra dos primeiros aviões e do interior de uma nave espacial... o museu é impressionante... O Pedro que era louco por aviões estava nas sete quintas...




Há muito por conhecer nos Estados Unidos, consigo fazer uma longa lista... com o dólar em baixo até já devia ter aproveitado mais mas o mundo é muito grande e não dá para ver tudo ao mesmo tempo... eheh Ainda agora tive de recusar um bom desafio, a minha irmã, cunhado e sobrinhos vão na próxima segunda-feira para NY, que vontade enorme de ir com eles... se tivesse tempo garanto-vos que não falhava ainda para mais porque lá está a minha querida amiga maninha Marta Dahnis de quem já tenho imensas saudades!

1 comment:

Anonymous said...

Nice brief and this mail helped me alot in my college assignement. Thanks you on your information.
By Anonymous on 2007 NOVA IORQUE (Janeiro 2007) Talvez por já con... on 1/20/10