REPÚBLICA DOMINICANA

A República Dominicana é um país das Caraíbas que ocupa os dois terços orientais da ilha Hispaniola, que compartilha com o Haiti, a sua única fronteira terrestre. Possui, ainda, duas fronteiras marítimas: Porto Rico, a leste, e a colónia britânica de Turks e Caicos, a noroeste.

A República Dominicana foi o primeiro território americano a ser descoberto por Cristóvão Colombo e era chamada de Quisqueya pelos índios arauaques ou taínos.

A capital, Santo Domingo foi fundada em 1496. Em 1697, a parte da ilha do lado ocidental foi cedida à França. Um século depois, toda a ilha Hispaniola passou ao controle francês. Em 1809, os franceses do lado oriental foram expulsos e a região foi reocupada pela Espanha de 1814 até 1821, quando José Nuñez de Cáceres proclamou a independência. As tropas do Haiti ocuparam a região em 1822 e mantiveram-na sob seu domínio até 1844, quando Juan Pablo Duarte e Pedro Santana lideram a libertação da República Dominicana. O país voltou a anexar-se à Espanha em 1861 e reconquistou a independência em 1865.



1. PUNTA CANA


Estive em Punta Cana há mais de 10 anos, em 1999, na altura era um pequeno paraíso, com poucos resorts... hoje em dia, não sei como estará.

Fui com os meus queridos e divertidíssimos amigos da católica e foi outra viagem inesquecível! É muito giro viajar com um grupo de bons amigos e engraçadissímos. O ambiente com eles em qualquer programa é sempre de festa!


O que me lembro está um pouco espelhado nas fotografias... fomos praticamente directos do aeroporto para o resort e daí só saímos para um passeio mais para o interior  e se não me engano para uma zona mais de lagos onde andámos de barco... Nessa deslocação passámos por umas terras típicas de país do 3º mundo, é o melhor que sei descrever... como muitas por onde passei em África, no Brasil e noutros locais... Ou seja basicamente foram umas férias de resort na melhor das companhias...


Fomos a meio do ano de aulas o que só por si já ajuda a animar, mas como disse este grupo não precisa de motivos para passar uns bons bocados. São todos pessoas muito especiais por quem tenho muito respeito e admiração. Fui uma privilegiada em conhecê-los e em tê-los como amigos. São todos 10 estrelas!

Foram muitos dias de praia, diversão, almoçaradas, jantaradas e muita água do luso (certo Filipe?) ahahah




O ambiente era sempre de palhaçada, lembro-me dos inúmeros jogos ao jantar, muitas caipirinhas bebemos nós, das saídas todos os dias ou para a discoteca do hotel ou para uns bares ali perto, lembro-me de um girissímo na praia, tinhamos de ir andando pela praia até uma praia vizinha onde se dançava na praia, uma coisa que que eu saiba não se via n altura em Portugal... Depois era giro ao regressarmos também pela praia vermos os seguranças do hotel armadissimos com metralhadoras entre as palmeiras junto à praia... Também tenho ideia de um deles ter subido a uma palmeira, loucos todos ( no melhor dos sentidos)!




Durante esta viagem eu e a Filipa Teixeira fomos as únicas que nos aventurámos pelo fundo do mar e valeu imenso a pena... Tivémos de fazer um primeiro mergulho-teste na piscina de um hotel vizinho onde havia a escola de mergulho e como sempre a minha primeira sensação é de claustrofobia, acontece-me muitas vezes mas cada vez menos, mas se acontecer é uma questão de esperar uns segundos e o coração ao invés de saltar do peito acalma-se... o que foi giro é que no primeiro mergulho de mar ia preparada para essa sensação mas mal espreitei para dentro de água comecei logo a ver os peixes e nem me lembrei de mais nada, ehehe...

Um conselho para quem queira mergulhar, experimentem antes de mergulhar fazer snorkeling, a sensação de claustrofobia é semelhante ajuda a habituar em situações mais controláveis, de qualquer forma após umas respiradelas passa logo, não desistam ao início porque se desistem nunca vão conseguir e é mesmo só uma questão de segundos...



Como disse já várias vezes o ambiente era de constante diversão e tudo era motivo para festa... e continuou mesmo no aeroporto e no avião... Ainda me lembro do Salvador Anahory a seguir uma ou outra pessoa no aeroporto e imitá-la e a certa altura tinhamos o aeroporto de Punta Cana todo a rir... Também no avião foi a risota geral quando o Salvador, o Filipe Rombert, o Nuno Gomes e o Nuno Pereira Coutinho e já não sei quem mais, começaram a imitar a hospedeira durante os avisos de segurança...


Amigos tenho imensa saudade de viajar de novo convosco!!

Em geral, fomos uma grupo bastante unido e continuamos em contacto, apesar de eu faltar a muitos dos programas que até são bastante frequentes, acima de tudo a amizade mantém-se...

No comments: