CANADÁ

O Canadá ocupa grande parte da América do Norte e estende-se desde o Oceano Atlântico, a leste, até o Oceano Pacífico, a oeste. A norte o país é limitado pelo Oceano Ártico.

O território originalmente habitado por diferentes grupos de povos aborígines começou a partir do século XV a ser alvo de várias expedições britânicas e francesas que se estabeleceram ao longo da costa Atlântica do país.

Em 1763 a França cedeu quase todas as suas colónias na América do Norte depois da Guerra dos Sete Anos. Em 1867, o Canadá foi formado com a união numa confederação de três colónias britânicas da América do Norte.

A partir daqui começou o acréscimo de províncias e territórios e um processo de aumento de autonomia do Reino Unido. Esta ampliação de autonomia foi salientada pelo Estatuto de Westminster de 1931 e culminou no Canada Act de 1982, que eliminou os últimos vestígios de dependência jurídica do Parlamento Britânico.

Se gostam de natureza e parque naturais a perder de vista e ainda umas boas cataratas o Canadá é um destino a não perder...

Estive no Canadá quando tinha 15 anos e foi uma viagem que nunca irei esquecer...

Tudo começou informalmente num jantar de família com uns queridos tios António e Antónia a desafiarem-me para passar umas férias com eles nesse ano. Disse logo que sim mesmo sem pensar e os meus pais nem tiveram hipótese de reagir, passado uns minutos já se estava a tratar dos pormenores... Foi a minha primeira grande viagem sem os pais, estive fora 1 mês e meio... imaginem com 15 anos a aventura que isso é...  O destino era o Canadá e visitei uma série de locais com os meus tios e com os meus primos.


1. TORONTO

Já não tenho a mesma memória da viagem que tenho das mais recentes, mas recordo uns passeios giros em Toronto e um restaurante perto das docas com música ao vivo e um ambiente muito informal, estilo o Hard Rock Café... nessa altura era uma surpresa... Também me lembro de ter ido a um parque do outro lado do rio e de ter tirado uma fotografia atrás de um poster de uma dama antiga... não faço ideia onde essa fotografia está... E de ter ido a um parque de diversões que adorei com uma série de "rides" (não me lembro da palavra em português) girissimas e umas montanhas russas gigantes e numa ia-se de pé... adorei uma em que iamos nuns barcos e apanhavamos salpicos (grandes de água) uma animação... eheh e tinham aquelas máquinas estilo a do filme "Big" ehhehe





2. ONTÁRIO


Depois também recordo com saudade, uns belos dias em Lagoon City em Ontário, que é um conjunto de casas construidas junto a uma série de canais interligados. O jardim da casa terminava num canal onde tinhamos um barco e de onde podiamos sair para passear pelos canais ou para ir para a praia, era muito bonito.

Lembro-me ainda de ter dado passeios enormes de bicicleta por lá e também do carinho e paciência com que os meus tios me trataram.

Quem sabe que sou gulosa vai entender que me lembro das torradas de manhã com manteiga e peanut butter (nas américas tem de ser)... e um frango delicioso no forno com limão uma receita da tia que era uma delícia... ehehe

Também me lembro de ter dado um mergulho de cabeça do barco e ter acertado num bloco de cimento e raspado os cotovelos... podia ter sido muiitooo pior... e depois pateta fiquei preocupada com o tetano por causa de uma história qualquer que tinha ouvido... paciência de tios!

Ah e ainda recordo ter achado imensa graça a uma cidade ali perto ou em caminho chamada de Orilia.




3. ALGONQUIN PARK

Mas apesar de tudo a maior aventura de todas foi uns dias no Algonquin Park com dois primos meus... Este parque natural é 3 vezes maior que Portugal, para terem uma ideia...

Foi um espectáculo, vimos alces, cheap monks e as paisagens era lindas de morrer... Deslocavamo-nos de canoa e entre lagos tinhamos de a carregar. Depois tinhamos uma tenda e acampávamos no meio do nada... uma loucura! Os banhos eram na água era gelada mas aventura é aventura... E tinhamos de ter cuidado com a comida porque havia ursos por ali e lembro-me de comermos ovos mexidos liofilizados ao pequeno almoço e marshmellows torrados na lareira à noite... 




Lembro-me de ter sido mordida por uma aranha porque num dia de manha acordei com uma palpebra inchada e também me lembro de uma história engraçada: tinhamos de ter sempre cuidado para não virarmos a canoa o que implicaria que ficariamos com tudo enxarcado o que seria um problema porque o Canadá é frio mesmo no Verão... Portámo-nos bem até que no dia do regresso virámos a canoa isto num pequeno rio cheio de meandros e que deitava aquele vapor assustador eheh ... a verdade é que molhámos a roupa toda e estávamos a umas boas horas do sítio onde tinhamos deixado o carro... com isto atrasámo-nos e já chegámos à lagoa principal de noite e cheios de frio... como de noite não nos conseguiamos orientar... não se via nada... apenas umas pequenas luzes muito distantes escolhemos uma que nos pareceu ser o nosso destino... mas não era... era uma casa particular de uns senhores que simpatiquíssimos nos deixaram secar e nos levaram ao carro...

Adorei! Imaginem estas aventuras com 15 anos... Obrigada priminhos Zé Júlio e o Jorge por me levarem convosco!





4. CATARATAS DO NIAGÁRA



Outra coisa que adorei conhecer foram as cataratas do Niagára, são brutais! O parque do lado do Canadá era muito verde, bonito e ia-se ouvindo o barulho da água... depois chegávamos às cataratas e só estando lá... é impossível descrever... quem nunca viu umas cataratas grandes não sabe o que perde...

E como eu com 15 anos já era aventureira e os meus tios uns queridos para me aturarem as maluqueiras, desci ao rio e fui num barco minúsculo (estilo os do rio tejo mas um pouco mais pequeno, acho) que eles lá tinham para quem se quer aveturar pela água até ao centro dos acontecimentos... vejam nas fotografias em baixo do que falo... quando estamos no barco parace que chove e o barulho é ensurdecedor... Giro! eheh




Adorei passar estas férias fantásticas com os meus tios e primos que foram uns amores. Tenho imenso carinho por todos e a minha tia que já não está connosco está no meu coração!

No comments: